O projeto Morar Bem tem o objetivo de trazer maior conforto para as famílias beneficiadas através do isolamento térmico de residências com infraestrutura precárias. Ao revestir as casas, o projeto contribui para a diminuição da incidência de doenças causadas pelo frio, vento e umidade e outras aflições respiratórias. Além disso, diminui a quantidade de insetos e outros animais dentro das casas e traz maior bem estar, tanto físico quanto emocional para as pessoas atendidas.

Nesse tutorial, é ensinado como realizar a limpeza e o corte corretos para a reutilização eficiente do material.

Procedimentos


Primeiramente, recomenda-se retirar o excesso do conteúdo restante na embalagem, seja leite ou suco, enxaguando o interior com água. Isso deve ser feito antes do corte, pois reduz o risco de as camadas internas do material entrarem em contato com a água, reduzindo suas propriedades de impermeabilidade e resistência.

Existem algumas diferenças na forma como o Tetra Pak é embalado, variando entre o tipo de líquido contido ou da marca do produto. Para as embalagens que são dobradas em abas, utiliza-se a seguinte configuração:


Na parte inferior da caixa, após desdobrar as abas, corte através da linha que cola as laterais da embalagem. Isso ajuda a obter mais espaço de material, evitando o corte de todo o fundo.

O mesmo pode ser feito na parte superior da embalagem, exceto pela existência da tampa, que pode ser removida através de um corte retangular em seu entorno.


Algumas embalagens apresentam abas coladas no fundo. Nesse caso, não é interessante descolar as abas, pois geralmente as camadas do Tetra Pak se separam, comprometendo a integridade do material.

Nesse caso, deve-se cortar em todo o entorno do fundo, mantendo somente a parte superior e as seções laterais da embalagem.


Após cortar as partes superior e inferior da embalagem, corte-a em um dos cantos, deixando o material em formato de folha

As folhas podem ou não conter abas, e podem ser arranjadas na etapa de costura para que se consiga utilizar o maior número possível, em diferentes dimensões, a depender do tipo de caixa cortada.


Ao final, utilize um pano umedecido para limpar a manta. Utilize uma solução com detergente ou alvejante para remover os resíduos do líquido contido pela embalagem.

Por fim, reserve as folhas em local seco, preservando a integridade do material Tetra Pak.