Home

Por diretrizes do Engineers Without Borders (EWB) e através do Pacto Global da ONU, desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Por uma questão estratégica associamos cada uma das nossas linhas de atuação aos ODS correspondentes:

Projetos concluídos e em andamento

Calor Humano

Em altas ou baixas temperaturas, o projeto Calor Humano tem como objetivo gerar um conforto para aqueles que precisam deste isolante térmico. Tendo como foco principal melhorar a qualidade de vida dos moradores de rua ou de quem precisar.

O projeto recebeu em 2021 o Prêmio Sem Fronteiras, dedicado ao trabalho científico de maior relevância na rede Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, além do prêmio de melhor projeto em Infraestrutura e Assistência Básica no VIII Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras.

Morar Bem

Este projeto tem como objetivo construir mantas térmicas com embalagens cartonadas de leite ou suco. Depois de limpas, são abertas e costuradas formando uma grande manta isolante que serão utilizadas em paredes sem reboco e telhados de telhas em residências, tendo um conforto maior. Uma solução barata e fácil de resolver o problema de comunidades em vulnerabilidade.

Tecnologias Assistivas

As tecnologias assistivas possibilitam que pessoas com diversidade funcional realizem atividades básicas do dia a dia com autonomia e independência. Pensando nisso, algumas iniciativas do Núcleo São João del-Rei são a instalação de adaptações nos banheiros de uso de pessoas com diversidade funcional, sendo essas um bidê portátil com acionamento independente de mãos ou próteses e um suporte portátil para auxílio na escovação bucal, em conjunto com as necessárias alterações nos acionamentos das saídas de água do banheiro.

Dormir Bem

O frio, a umidade e o desconforto físico trazem diversos problemas as pessoas, principalmente aquelas em situação de rua ou outras vulnerabilidades. Uma alternativa simples e muito eficaz para reduzir esses problemas é a criação de camas de papelão. Com ela, é possível melhorar as condições de conforto térmico, ergonomia e, principalmente, manter a saúde das pessoas que mais são afetadas por essas situações.

Luz Sem Fronteiras

Utilizando uma energia disponível em abundância, a do Sol, é possível prover acessibilidade , lazer e segurança para comunidades em situações precárias de iluminação pública. O poste fotovoltaico é capaz de produzir energia elétrica a partir de uma placa solar, potencializando a iluminação local sem necessidade de instalações elétricas próximas. 

Estabilizador

Este projeto é um estabilizador para crianças com debilidade motora nos membros inferiores que, permitirá às mesmas se manterem em pé. Constituído por tubos de PVC e silicone e com o valor muito acessível. Inicialmente, o nosso cliente foi a APAE de São João Del Rei, ajudando a mobilidade de crianças que precisam no dia a dia.

EcoFronteira

Este projeto é um estabilizador para crianças com debilidade motora nos membros inferiores que, permitirá às mesmas se manterem em pé. Constituído por tubos de PVC e silicone e com o valor muito acessível. Inicialmente, o nosso cliente foi a APAE de São João Del Rei, ajudando a mobilidade de crianças que precisam no dia a dia.

Horta na creche

Existe, na cidade de São João DeI-Rei, uma horta comunitária na creche Risoleta Neves, porém esta não era utilizada pelos moradores locais para produção, e isso faz com que ela não seja efetivamente aproveitada. A par da possibilidade de geração de renda desse local, esse é um projeto de otimização aplicado a essa horta e foi desenvolvido para a aproveitamento desse espaço cultivável e para estimular o interesse dos moradores para uma nova atividade e fonte de renda.

Aquecedor solar de baixo custo

Esse projeto vem com o intuito de obter eficiência térmica no arquecimento de água com baixo custo. Feito com materiais reforçados, uma única madeira composta de latas de alumínio pintadas de preto para maior absorção do calor e resistentes capaz de aguentar mudanças climáticas após instalado. Houveram duas versões diferentes desse projeto, onde o aprimoramento do segundo, conta com uma estrutura mais curta e alongada, sendo assim aproveitando o comprimento maior das garrafas.

Captação de Águas Cinzas

Este projeto visa economizar água de modo que possa reutilizar as ‘águas cinzas’ descartadas das máquinas de lavar, podendo ser reutilizadas em lavagens de varandas, banheiros, entre outras partes da casa. Confeccionado com bombona plástica e torneira, este projeto tem um custo baixo e é destinado para o público doméstico em moradias de baixa renda e com falta de água.

Sabão Ecológico

Este sabão ecológico será produzido a base de óleo de cozinha com o intuito de doação para instituições em vulnerabilidade em São João Del-Rei. O projeto é conhecido por possuir alto custo benefício , sendo acessível e contendo poucos e simples ingredientes até chegar no sabão pronto. Vamos proteger o meio ambiente e produzir um sabão com ph neutro, ajudando muitas instituições.

UniverCidade

Levar para os estudantes o que acontece dentro da universidade, agregando valor à instituição perante os munícipios e promover uma divulgação local para projetos expostos é de extrema importância. Pensando nisso o projeto UniverCidade tem como objetivo realizar uma divulgação para o município dos projetos universitários da UFSJ. Foram montadas tendas cedidas pela universidade em um espaço no centro da cidade e lá foram exibidos alguns dos projetos realizados pelos alunos da UFSJ.

Universitário Solidário

O projeto Universitário Solidário ocorreu em 2015, quando foi realizada pelo Núcleo SJDR uma arrecadação de brinquedos para serem distribuídos às crianças da creche Risoleta Neves durante o Natal. Durante este projeto um dos membros se fantasiou de Papai Noel, promoveu um dia de brincadeiras com as crianças e fez a distribuição dos brinquedos arrecadados.

Ajudar tá no Sangue

A divulgação da doação de sangue e principalmente da conscientização do funcionamento e dos requisitos necessários para efetuar essa doação é algo muito importante. Devido a isso foi realizado o projeto Ajudar tá no Sangue, que visou promover uma campanha que reforçasse a importância da doação de sangue, além de realizar o agendamento para interessados em fazer a doação.

Fazedores do Futuro

Neste projeto, 80 alunos dos oitavos anos da escola Fundação Bradesco participaram, no Campus Santo Antônio da UFSJ, de uma ação educacional chamada Fazedores do Futuro! O momento foi marcado por uma visita ao Campus, com dinâmicas e visitação aos projetos da UFSJ acompanhados de funcionários da escola e membros do ESF. Foi um momento de muito aprendizado e que, com certeza, já agregou muito à formação pessoal e profissional dos alunos.